Sendo a árvore da vida um sistema harmonioso, equilibrado, dedutivo, lógico e esteticamente belo, os seus caminhos terão que forçosamente possuir também esses mesmos atributos.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Astral - Ciclos C�smicos e da Vida

Astral - Ciclos C�smicos e da Vida
Livre arbítrio ou predestinação?

Esta questão conduz-nos inevitavelmente a uma outra: a existência do homem é limitada à vida terrena? Ou continuará a viver – em espírito ou de outra forma - noutras esferas?
Se acreditarmos que o homem é simplesmente terreno, então o ocultismo e as religiões serão pura mistificação. Quem tiver essa fé ou crença materialista procura na ciência algumas das explicações para o mistério do cosmos – cosmos entendido no sentido de ordem universal que a palavra encerra – mas como sabemos a maior parte das questões fica ainda sem resposta. Um postulado porém põe de acordo todas as doutrinas, é que não se pode negar que vivemos num UNIVERSO INTELIGENTE.
O homem com fé na ciência, tal como o que acredita no homem e Universo transcendentes, poderá ser bom ou mau, criar harmonia ou oposição ao plano cósmico e ou ao seu semelhante. Quer num caso quer no outro existe um factor comum: uma fé. Eles acreditam em algo que à luz do positivismo não está definitivamente demonstrado, isto é, não existe certeza absoluta. Uma coisa é certa o homem precisa de acreditar em algo uma vez que é inteligente.
De qualquer maneira é licito que se faça a polémica pergunta. A resposta não pode ser absoluta dado que a pergunta é falaciosa. Se dissermos que existe livre arbítrio e não lhe acrescentarmos o termo predestinação equivale a dizermos que existe predestinação sem lhe acrescentarmos o termo libre arbítrio. Quer de uma forma quer doutra, erramos da mesma maneira. Existe um termo que explica melhor a ideia: pré-ordenação.
Em que consiste a pré-ordenação? Esta doutrina ensina que existe um esquema base espiritual, antes do nascimento de qualquer ser vivo que lhe atribui determinadas características muito especiais, que poderão ou não ser desenvolvidas pelo ser vivo durante o tempo de vida que lhe é concedido. A ciência chama a este fenómeno o “código genético”. Nesta ideia podemos incluir o conceito de predestinação. A possibilidade do ser vivo desenvolver ou não a sua característica “genética”, como depende no homem e essencialmente da sua vontade, podemos dizer que aqui reside o livre arbítrio.

Antes do encontro da resposta, será conveniente proferir outra clássica questão:
“Donde viemos, porque aqui estamos e para donde vamos”.